Artigos
23/02/09 Desafios
06/09/10 Carreira Projetos
06/03/11 Falta Profissionais
20/04/11 Exame PMP
Currículo
Marcelo de Aquino Alves
Brasileiro / Casado / 35 anos
Tatuapé - São Paulo - SP
Rec. + (11) 2098-3461 / Cel. + (11) 9224-0762
marcelo@akinus.com.br
Objetivo Profissional
Atuar na área de informática de empresa cuja necessidade dependa de profundos conhecimentos de tecnologia e administração, em processos operacionais, desenvolvimento, gerencial e de estruturação ou reestruturação, para ambientes de microinformática, cliente servidor na plataforma Windows.
Procuro recolocação na área de Gerencia.
Síntese das Qualificações
Carreira profissional voltada às áreas de Tecnologia da Informação à 17 anos, tendo já atuado em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte.
Gestão: 5 anos de experiência na gestão de departamento de tecnologia, abrangendo o planejamento estratégico da área, avaliação e implantação de novas tecnologias, projetos diversos, homologação de novos fornecedores, negociações financeiras, etc...
Metodologias: Conhecimento em ITIL. Habilidade na gestão dos mais diversos projetos (com conhecimentos em PMI), incluindo definição de escopo, controle de custos, criação e acompanhamento de cronogramas (utilizando MS-Project) e alocação de recursos (tecnologias e humanos)
Sistemas: Experiência na implantação de sistemas diversos, englobando analise de soluções/fornecedores, homologação de soluções, negociação financeira, planejamento de implantação, testes em paralelo, etc...
Entre outras atividades, criei e adeqüei equipes, defini procedimentos diversos (baseados no modelo ITIL), realizei especificações técnicas para aquisição de equipamentos, objetivando redução de custos à infra-estrutura de redes, máquinas e serviços e implantação de SLA.
São características de minha personalidade: integridade, visão de futuro, capacidade de planejamento orientado para processos, pessoas e resultados, flexibilidade para mudanças e criatividade.
Disponibilidade para viagens.
Habilidades e Experiências Profissionais
ICE Cartões Especiais (IS0 9001:2000 e OHSAS 18001:2007)
Gerente Projetos - 05/09 - Atual
Principais resultados: Estruturação e aplicação do framework ITIL; Análise de desempenho da operação; Gerenciamento e controle de ANS (Acordo de Nível de Serviço); Gerenciamento de fornecedores; Planos de melhoria contínua; Criação e gerenciamento da árvore de incidentes; Acompanhamento de projetos e mudanças; Elaboração da base de conhecimento; Gerenciamento de ativos de TI; Coordenação de equipe remota; Publicação de relatórios gerenciais de incidentes e diários de bordo; Análise de novas tendências; Gerenciamento de indicadores, benchmarking e metas; Reuniões periódicas com o cliente; Definição de escopo de atendimento por grupo de solução; Criação das rotinas de equipe; Auditoria das ocorrências do ServiceDesk; Gerenciamento do catálogo de serviços; Controle da satisfação do cliente; Gerenciamento de problemas; Administração da ferramenta de gerenciamento de chamados 0800net; Definições de fluxos de atendimentos com equipe de 22 integrantes.
Telzi - Assessoria Empresarial
Gerente Projetos - 03/08 - 05/09
Principais resultados: Responsável pelo departamento de tecnologia da empresa, contando com uma equipe de 8 analistas, sendo 2 de sistemas, 2 de processos, 4 suporte; respondia por toda área de tecnologia, compreendendo redes, infra-estrutura, produção, suporte técnico e telecomunicações; também atuei na implantação de sistemas específicos, desenvolvidos por terceiros. Os principais projetos sob minha responsabilidade foram: Desenvolvimento e implantação para o plano de continuidade de negócios e recuperação de desastres, regularização dos softwares instalados, implantação de toda infra-estrutura para suportar o sistema de cobrança, tombamento de sistemas, implantação de SLA. Conexão as filiais através do speedy, migração de tabelas access e planilhas excel para SQL Server 2000.
MAPFRE - Vera Cruz Seguradora S.A.
Analista de Suporte Pleno - 11/03 - 03/08
Principais resultados: Liderei equipes de suporte nível I e nível II; Liderei projetos de implantação do Sistema de Cálculo; Coordenei a equipe de operadores responsáveis pela realização de backups diários e demais processos e rotinas do ambiente; Realizei viagens nacionais a fim de levantar necessidades, documentar, negociar recursos, montar planos de migração e negociar junto ao cliente e as áreas envolvidas; Desenvolvimento e implantação de pacotes de atualização utilizando ferramenta WISE; Instalação e configuração do BD Firebird e SQL2000 Server. Homologação do sistema de calculo.
Insurance Solutions (MAPFRE - Vera Cruz Seguradora S.A.)
Analista de Suporte Pleno - 11/03 - 10/05
Principais resultados: Suporte 3º nível a usuários (Matriz, Sucursais e Corretores); Abertura, acompanhamento, encerramento e controle de chamados via sistema. Coordenação de atendimento; Responsável pela administração de Backup de Diretórios e Banco de Dados SQL 2000; Suporte via VNC e Terminal Service; Acompanhamento de Chamados com feedback e controle de SLA; Coordenação dos analistas para chamados do 2º nível; Execução de relatórios Mensais e fluxograma de atendimento.
KBL Labor Corretora de Seguros
Analista de Suporte - 11/02 - 11/03
Principais resultados: Administração de redes Windows 2000 Server; Gerenciamento servidor Linux (Internet); Administração de banco de dados FoxPro; Instalação e Suporte a usuários (aplicativos Visual FoxPro); Gerenciamento e parametrização do sistema de corretagem; Manutenção e desenvolvimento Home-Pages.
Royal & SunAlliance Seguros
Analista de Suporte - 11/01 - 11/02
Principais resultados: Administração e reestruturação de rede (Windows NT); Interligação das filiais, através de links junto a Embratel; Suporte a aplicativos Java; Controle de entrada e saída de E-mails (Servidor Notes); Gerenc.do Canal de Voz em conj. com a Atlas Telecomunicações; Atendimento Help-Desk a Corretores; Controle Interno TCP/IP; Realização de Backups de Sistemas; Participação em projeto visando a padronização de hardwares e softwares, a nível mundial, seguindo regras de segurança.
Delta1 Telecom
Consultor de TI - 05/01 - 10/01
Principais resultados: Projeção e implantação da estrutura física e lógica de cabeamento de rede; Administração de redes; Gerenciamento de bancos de dados MS-SQL Server; Desenvolvimento de aplicações para Call Center; Gerenciamento de sistemas CTI (Computer and Telephony Integration).
Depósito de Meias e Malhas Arco-Iris
Analista de Suporte - 07/96 - 03/01
Principais resultados: Administração de redes; Administração de banco de dados FoxPro; Análise e desenvolvimento de sistemas (Clipper); Suporte a usuários; aplicativos comerciais e sistemas operacionais.
Formação Acadêmica
- Bacharel em Análise de Sistemas
- Universidade Bandeirante de São Paulo - concluído/2004
- Técnologo Processamento de Dados
- Instituto Técnico Lavoisier - concluído/2000
Idiomas
- Inglês - Técnico
- Espanhol - Básico
Cursos de Aperfeiçoamento
- EXIN-Information Security Foundation - Certificação ISO/IEC 27002 - Jul/2011
- Seis Sigma - Yellow Belt - Global Productivity Solutions - fev/2006
- Instalação e configuração de Servidores de Banco de Dados SQL 2000.
- Conhecimentos técnicos na área de manutenção de toda Família X86
- Microsoft Windows 98/2000/XP/2003/2008 - MS Office
- Lógica de programação